Capacete de moto: quais são os tipos que podem ser usados?
Existem diferentes modelos de capacete de moto que podem ser usados no Brasil de acordo com a legislação de trânsito.
Portanto, cabe ao interessado escolher entre as possibilidades de capacetes de moto qual atende melhor sua expectativa de uso. Tendo como principal objetivo encontrar um modelo confortável e que tenha o design que agrada o motociclista.
Pensando nisso, trouxemos informações e dicas sobre os principais tipos de capacetes autorizados para motociclistas, confira tudo a seguir.
Modelos de capacete de moto permitidos pela legislação
Existem 7 tipos de capacetes de moto autorizados pelo Conselho Nacional de Trânsito na resolução n° 453/13, são:
- Integral com viseira;
- Capacete aberto sem viseira, com ou sem pala que exige o uso obrigatório de óculos;
- Modelo integral sem viseira e com pala que também exige o uso obrigatório de óculos;
- Capacete modular que tenha a queixeira articulada;
- Integral com viseira e pala;
- Capacete misto com queixeira removível, pala e sem viseira combinado com o uso obrigatório de óculos);
- Capacete aberto com viseira, com ou sem pala.
No entanto, é preciso garantir que o capacete também seja autorizado pelo INMETRO, para que possa ser usado sem risco de sofrer multas.
4 modelos de capacetes permitidos pelo CONTRAN e INMETRO
Para facilitar a sua pesquisa, trouxemos os 4 capacetes de moto que são permitidos pelos órgãos responsáveis, são eles:
1. Capacete aberto
É um modelo mais arejado e que costuma ser muito usado em dias de verão ou calor intenso. No entanto, é um modelo que não protege muito o rosto, o que pode ser ruim em caso de acidente.
A maior parte dos modelos de capacete aberto já são vendidos com viseira. Todavia, também podem ser complementados com óculos de proteção que não podem ser óculos de sol.
2. Capacete fechado
Também conhecido como capacete integral, é um modelo que tem pequenas saídas de ventilação para não embaçar a viseira durante o uso.
É o modelo mais recomendado para a rotina de trabalho, como a rotina de motoboys. Justamente por ser uma forma de proteger face e crânio.
3. Híbrido ou modular
Trata-se de um capacete de moto que é o meio-termo entre o capacete aberto e o fechado. Além disso, conta com viseira articulada que dá mais praticidade durante o uso, além de promover uma boa proteção.
4. Capacete off-road ou cross
Muito usado no âmbito esportivo, é um modelo que tem a queixeira mais longa. Por isso, evita que o usuário inale a terra em caso de queda em terrenos irregulares. Dessa forma, o capacete de moto protege a boca, nariz e queixo em caso de tombo.
Além disso, é um modelo que tem a obrigatoriedade de uso de óculos de proteção, por não ter viseira apropriada para uso em conjunto com o capacete.
Xtroy: encontre o capacete de moto ideal para você
A Xtroy tem ampla linha de capacetes, oferece qualidade e segurança para quem ama a vida sobre duas rodas.
Conheça a linha completa da Xtroy e aproveite a variedade de opções disponíveis. Todos possuem design inovador, desempenho superior e são certificados pelo INMETRO. Encontre aquele que melhor te atende.